Na continuidade das atividades da manhã do dia 09.12.2011, o II Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, que aconteceu na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), teve a mesa-redonda intitulada "Convergência e Ensino".

Os dois últimos trabalhos foram: "Matrizes curriculares em tempos de convergência: os casos de Columbia, nos EUA; Pompeu Fabra, na Espanha, e UFSC, no Brasil" de Elias Machado, Tattiana Teixeira e Mariana Rosa e Silva (UFSC) e "Educomunicação e o Ensino de Jornalismo Digital: Práticas Pedagógicas em Espaços Virtuais de Aprendizagem (EVA)" de Denise Regina Stacheski, Flávia Lúcia Bazan Bespalhok e Nanachara Carolina Sperb (UTP) (que não está mais disponível por solicitação da apresentadora em 17.12).

Veja as apresentações a seguir:








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  1. Acredito que o ensino de jornalismo deve ser feito por grandes jornalistas, os melhores da nação, na tradição dos filósofos imortais da antiga Grécia; o aluno [discípulo] deve ter o direito de escolher o mestre que queira e, com o qual, se harmonize e sintonize; o mestre, antes de mais nada, deve ter o mais absoluto respeito pela mente dos discípulos [alunos], estimulando-lhes absoluta liberdade de expressão e pensamento, apontando a eles o rumo certo, não escravidão mental a outras mentes. Poderosa, deve ser a mente do jornalista, não submissa e, portanto, nociva a quem o lê.

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