Está disponível para download o livro "Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo Volume 1: Modelos", organizado por Marcos Palacios, professor do curso de Comunicação Social (UFBA) e coordenador do GJOL. O livro foi publicado pelo LABCOM Livros da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal.

O livro é fruto da colaboração estabelecida entre sete universidades brasileiras e sete universidades espanholas (Convênio CAPES/DGU) que resultou em um estudo sobre competências formativas no âmbito do jornalismo e da comunicação.


Na sinopse do livro, já se tem um indicativo de que elementos são discutidos:
A passagem do jornalismo para suportes digitais renovou os desafios já existentes, a eles acrescendo outros, derivados das especificidades do Webjornalismo: sua hipertextualidade, multimidialidade, instantaneidade, interatividade, imbricações com redes sociais e bases de dados, memória potencializada, usabilidade e design. [...] O resultado parcial de tais esforços é este livro, que se oferece não como um produto totalmente acabado, mas como uma contribuição inicial para uma sistematização de procedimentos na análise da Qualidade no Webjornalismo. São Fichas-Roteiros, com seus respectivos Manuais de Instrução, que podem ser utilizadas no todo ou em parte. São Ferramentas para serem apropriadas e testadas por analistas que se interessem em usá-las, modificá-las, aperfeiçoá-las.
Leitura obrigatória de todos os que pesquisam ciberjornalismo, o livro de Palacios traz uma riqueza de instrumentos que podem auxiliar em posteriores pesquisas. Vale a leitura! 

0 Responses so far.

Postar um comentário