Depois de um longo período de mergulho e de total imersão em uma temática, na semana passada depositei a minha tese de doutorado no Programa de Pós-graduação da FACOM-UFBA. 

Foram meses de reclusão, abstração e pensamento em como organizar um conjunto tão grande de informações sobre o Processo de Bolonha. A pesquisa abordou o Processo de Bolonha, com foco em Portugal e as mudanças ocasionadas em quatro universidades portuguesas nos cursos de Comunicação Social/Jornalismo - Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade Fernando Pessoa.

As mudanças ocorridas nas instituições pesquisadas são ilustrativas do que vem acontecendo nas universidades e politécnicos em Portugal, e nos diversos cursos de Comunicação Social/Jornalismo da União Europeia entre os países signatários de Bolonha. 

A defesa da tese está marcada para o próximo dia 17.12.2012, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Aos amigos que estiverem em Salvador nesse período e desejarem acompanhar a apresentação pública, o convite está feito. 


Já pensou em conhecer o mundo por meio das lentes de milhares de fotógrafos? 

Pois é isso que o Panoramio, programa criado em 2007 por Joaquín Cuenca Abela e Eduardo Manchón Aguilar e adquirido pelo Google efetivamente faz.

Você poderá visualizar qualquer lugar do mundo, acessando as fotos existentes no Google.  O sistema é bem fácil de utilizar, bastando alguns cliques em um mapa interativo ( o mesmo do Google Earth). Além da consulta é possível também compartilhar fotos que você produziu sobre um determinado lugar, que passam a ser visualizadas pelo mundo todo. 

A proposta é muito boa e a viagem visual vale a pena. Consulte e se divirta com o Panoramio

Prezados amigos, estou muito "ausente" do Blog nesses tempos devido a escrita da tese. Peço aos colegas que partilham informações por aqui e que visitam esse espaço para não imaginar que abandonei a escrita.... 

Mas é que tenho de fazer uma breve "retirada estratégica" para melhor desenvolver a tese. Em breve retomarei as postagens diárias como fiz anteriormente.

Enquanto isso, postarei esporadicamente algumas questões que julgo importante. Continue visitando e colaborando com esse espaço.

O fotógrafo Wilton de Sousa Júnior conquistou o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha pela imagem que retrata a presidente Dilma sendo "transpassada" por uma espada. 

Essa imagem ficou famosa no Brasil, sendo repercutida por muitos veículos de comunicação, entre eles o Estadão e a revista VEJA.

O prêmio internacional reforça a ideia de que imagens inusitadas, casuais, mas bem registradas, são a deixa para o reconhecimento e para a criação de momentos que entrarão para a hsitória. 

Depois dessa, muitos fotógrafos vão ficar de olho em situações corriqueiras, mas que podem ter um potencial para o registro.

Depois de um recesso merecido, que foi utilizado para rever dois capítulos de minha tese de doutoramento, voltamos a partilhar aqui no Blog do Gipo uma animação interessante.

Trata-se da produção canadense Le Noeud cravate, dirigida por Jean-François Lévesque e produzida por Michèle Bélanger e Julie Roy. A animação foi elaborado em Stop-Motion, levando 2 anos para ficar pronta. A imagem ao lado dá uma ideia do que um projeto dessa magnitude significa em horas de atenção e detalhes.

A animação ganhou diversos prêmios internacionais, entre eles o Jutra Meilleur film d'animation de 2009 e o Prix du melleur court métrage du Festival du Film du Monde de Montréal, de 2008. 

O argumento da animação é simples e direto: o indivíduo, preso a rotina alienante do trabalho, perde suas paixões e sua identidade. Pior que muito do que retratado por ser visto diariamente nos espaços de trabalho, apesar de pouco reconhecido ou mesmo combatido. Vale a reflexão. Bom domingo.