Foi o tempo em que geolocalização era somente entrar no Google Maps e baixar uns mapas para se localizar em um determinado endereço. Com o avanço das tecnologias móveis, temos os "mapas e satélites" em nossas mãos.

Não é sem motivo que a geolocalização tem se tornado uma "febre" entre todos os que possuem dispositivos móveis. Além de ser uma ferramenta útil para localização (principalmente os pais tem gostado dessa aplicação), esses aplicativos tornam-se cada vez mais úteis ao profissional da comunicação/jornalismo que precisa localizar pessoas ou mesmo se localizar em determinadas situações, visando amplificar a sua ação profissional. 

Talvez você esteja pensando que isso é coisa para o futuro, mas a realidade aqui no Brasil tem indicado que nos próximos anos, a utilização de dispositivos móveis para fins profissionais/comerciais superará a simples curiosidade de "nerd", atualmente em voga.  De qualquer forma, é melhor ir se preparando, pois a utilização de muitos deles exigem competências profissionais que não são adquiridas da noite para o dia. 

Alguns desses aplicativos estão na internet e facilitam esse processo, além de serem bem interessantes. Entre eles estão:

Unsocial
Localiza e conecta-se a profissionais com interesses comuns que estão perto, tais como eventos de networking, exposições e conferências. Funciona com o iPhone, Android e BlackBarry.

Útil caso você planeje entrevistas e queira localizar possíveis informantes. É uma pena que ainda é apenas ativo em certas cidades dos EUA, mas promete ampliação em breve.

Veja o vídeo a seguir para uma breve demonstração do aplicativo.  



Foursquare
Aplicativo que permite compartilhar com seus amigos o lugar onde está e também escrever dicas a respeito do lugar. O Foursquare promove uma interação mais direta do mundo online com o offline, já que você pode fazer checki-in (atualizações) em bares, parques, museus e restaurantes, avisando onde você está para que amigos possam te encontrar. Funciona com o iPhone, Android, BlackBarry e Nokya. Já possui versão em português.  

Veja o vídeo a seguir para uma breve demonstração do aplicativo:



Waze
O aplicativo permite que você saiba como chegar ao seu destino de acordo com as condições de tráfego. Os mapas são gerados e atualizados automaticamente pelos membros desta rede quando este está dirigindo, por meio das informações recolhidas por GPS.

Já está ativo para uso no Brasil. Funciona com o iPhone, Android, BlackBarry e Nokya.

Veja o vídeo a seguir para uma breve demonstração do aplicativo. 




Localmind
O serviço permite que você faça perguntas sobre uma localização específica de interesse e receber respostas em tempo real de quem está lá (e tenha o aplicativo instalado). Ele funciona a partir do login que é feito por meio do Foursquare, Gowalla ou Facebook.

Veja o vídeo a seguir para uma breve demonstração do aplicativo. 




Lowffer
Aplicativo que publica experiências em tempo real de compras para os usuários. É útil caso queira indicar/compartilhar a localização de lojas/objetos adquiridos entre seus amigos. Pode ser útil no caso de apresentar possibilidades de compra.

Veja a seguir a visualização de como aparece e outras diretamente no blog do aplicativo:



Ditto!
Aplicativo diferente dos demais, não só serve para dizer onde você está, mas onde você espera estar (locais aonde chegará). Além disso, você pode compartilhar o destino futuro no Twitter e Facebook. É interessante, pois pode ser utilizado para planejamento de atividades gerais, reuniões de pauta, etc. Funciona no iPhone, iPod touch e iPad.

Também é possível acompanhar as indicações via web, no sítio Ditto.

Veja o vídeo a seguir sobre a utilização do Ditto!:


0 Responses so far.

Postar um comentário